Conexão Castanhal traz shows e oficinas


 Conexão Castanhal acontece neste final de semana

 Programa Conexão aporta novamente no Palco Estrela, de Castanhal, em final de semana especial com oficinas shows gratuitos de Manoel Cordeiro, Gang do Eletro, Zebrabeat, Metaleiras da Amazônia etc.

Castanhal receberá em seu Palco Estrela, em Castanhal, artistas que representam o que há de mais interessante no momento atual da música paraense nos dias 30 e 31 de agosto, sexta e sábado. Os shows serão gratuitos e precedidos por oficinas da Rede Motiva ligadas ao mercado musical. Na sexta e no sábado, a partir das 19h, o público de Castanhal e das regiões próximas poderão conhecer a programação que une o melhor da atual música paraense com nomes da música produzida por artistas de Castanhal, como Espoleta Blues, DJ Jaloo e Gramofolk. Esta será a terceira edição do Conexão em Castanhal.

O compositor Jurandyr, autor do sucesso brega “Panelinha”, será o convidado da Gang do Eletro, que encerra a primeira noite, de sexta, 30, depois dos shows de Gramofolk, Projeto Secreto Macacos e Manoel Cordeiro. No domingo, quem encerra a noite é Metaleiras da Amazônia, mas quem vem antes é Espoleta Blues, Zebrabeat e Jaloo.

Manoel Cordeiro, junto à sua guitarra, é um dos grandes destaques da atual cena musical do Pará, junto ao Metaleiras da Amazônia e o show alucinado da Gang do Eletro, além do som instrumental bem conceituado do Zebrabeat e do Projeto Secreto Macacos, ambos em ótimos momentos - o primeiro foi destaque em reportagem na Folha de S. Paulo e o segundo se apresentou recentemente no Circo Voador no Conexão Rio. Tem também as atrações locais, que são o grande tempero do programa Conexão reunindo artistas de fora com os da cena local. Jaloo, que reside atualmente em São Paulo, traz sua pegada eletrônica e moderna para a noite. Espoleta Blues vem com toda a alegria de pais e filhos tocando juntos. Gramofolk, banda do ex-Madame Saatan Zé Mário, aposta no rock autoral de pegada pop.

OFICINAS – Patrocinadas pela Vivo, através da Lei Semear, Fundação Cultural Presidente Tancredo Neves e Governo do Estado do Pará, o Conexão Castanhal se une ao Rede Motiva e ao Percurso Guará Vermelho para ações voltadas à formação de platéia e na capacitação de profissionais envolvidos no meio cultural. As ações vão do dia 26 a 30 de agosto. Na fanpage facebook.com/conexoeslivres há mais detalhes sobre as oficinas que serão oferecidas gratuitamente em Castanhal, que serão: Oficina de Iluminação, com Zé Rodrigues; Oficina de Mapping, com Roberta Carvalho; Fotografia, com o Fora do Eixo Amazônia; e Produção Cultural (Básico), também com o Fora do Eixo Amazônia. As oficinas culminarão no evento, onde haverá projeção no palco e os participantes entenderem na prática como funciona. Inscrições pelo email oficinas@amplicriativa.com.br e pela Funcast, onde serão realizadas as oficinas.

PROGRAMA - Passados 13 anos de sua implantação, o Conexão criou e fortaleceu uma sólida rede de artistas, projetos, agentes e iniciativas diversas no setor cultural brasileiro. Desde a sua criação, o Conexão abriga em seu guarda-chuva iniciativas de circulação de shows, festivais, produção de CDs e DVDs individuais e coletivos, videoclipes e atividades de qualificação e profissionalização, entre outras, numa ação continua ao longo do ano que se revela ao público de forma concentrada e contundente quando acontecem os festivais, como o o de Belém, entre os dias 21 e 23 de junho.

Rebatizado de Conexão, esse coletivo já envolvia, de forma pioneira, músicos, produtores, jornalistas, técnicos, radialistas, donos de lojas de disco e casas de espetáculo, numa das primeiras iniciativas coletivas da cadeia produtiva da música. Juntos tentavam construir novos caminhos para a música produzida em Minas, já antevendo as transformações que viriam na próxima década. Em 2001, o discurso foi colocado em prática por meio do patrocínio da Telemig Celular a um projeto aprovado na Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Entre os anos de 2008 e 2009, a iniciativa teve sua exemplaridade transformada em plataforma nacional de desenvolvimento cultural, expandida para boa parte do Brasil com o patrocínio da Vivo, que reconheceu na iniciativa uma das mais contundentes para o desenvolvimento e projeção de conteúdos musicais de todo o país, chegando a envolver mais de 160 projetos distintos em nove estados brasileiros no ano de 2011.

Em 2013, a Rede Conexão passa por uma profunda reformulação. Dentre elas, a consolidação de uma rede nacional de trabalho e a reafirmação de seus princípios: respeito à diversidade estética, valorização da singularidade criativa, opção pela capilaridade das ações e o desenvolvimento de um campo cada vez mais fértil para a sustentabilidade dos negócios musicais. Esta é a principal necessidade de uma imensa geração de criadores e produtores oriundos dos novos tempos da música (a música que não toca na rádio, a música que está na web, a música que é autoproduzida), o chamado “mercado médio” da música brasileira, que tem dificuldade de se sustentar e expandir com as iniciativas públicas e privadas existentes.

PROGRAMAÇÃO
SEXTA - 30.08 (Palco Estrela)
Gramofolk
Projeto Secreto Macacos
Manoel Cordeiro
Gang do Eletro convida Jurandyr

SÁBADO – 31.08 (Palco Estrela)
Espoleta Blues
Zebrabeat
Jaloo
Metaleiras da Amazônia

REDE MOTIVA - 26 A 30 DE AGOSTO
Oficina de Mapping - Facilitadora: Roberta Carvalho
Oficina de Iluminação - Facilitador: Zé Rodrigues
Fotografia – FDE
Produção Cultural (Básico) - FDE

Inscrições:
E-mail: funcast@castanhal.pa.gov.br / oficinas@amplicriativa.com.br
Funcast: Rua Senador Lemos,749 – Centro - Castanhal.
Fone: (91) 3711-7137





Comentários

Postagens mais visitadas