Maior movimento político da história de Castanhal lança Milton Campos e Thais Leite à Prefeitura
Por Eládio Reis
Fotos: Paulo César
Uma grande demonstração de que o castanhalense quer mudança nas eleições deste ano foi dada na noite de sexta, 5/8, na arena Oyamota em Castanhal. Durante a convenção encabeçada por DEM e PSDB, uma multidão vinda de vários bairros e agrovilas foram saudar o governador do Estado, Simão Jatene, o deputado federal Hélio Leite, deputado Márcio Miranda, o deputado Milton Campos (PSDB) e a arquiteta Hélia Thays Leite (DEM), que se tornaram o referencial de uma cidade inteira que se mobiliza nesse movimento político rumo à retomada do desenvolvimento aos moldes da gestão protagonizada pelo ex-prefeito e hoje deputado federal Hélio Leite. Ao todo, 14 partidos formam a coligação.
Segundo estudos e a análise dos principais críticos políticos do país, a baixa popularidade e o desgaste administrativo de prefeituras por todo o Brasil, farão das próximas eleições um grito por renovação, onde a juventude e a mulher devem se tornar a grande sensação de projetos políticos que promovam a agregação de valores. A candidata a vice Thays Leite falou sobre essa realidade e recebeu o carinho das mulheres presentes. “Nós precisamos cuidar de todos. Mas precisamos olhar com atenção para as mulheres, que precisam ver de verdade os seus direitos consolidados. Esse será o nosso papel a partir de janeiro”, disse Thais. Se referindo a seu pai, o deputado federal Hélio Leite, prefeito por dois mandatos de Castanhal, Thais fez questão de deixar claro essa afinidade. “Eu herdei de você, meu pai, não só o DNA, mas o amor que você tem por Castanhal e o amor que os castanhalenses tem por você cada vez mais”.
Na convenção, marcada pela adesão dos partidos, estavam presentes PSDB, DEM, PSDC, PMN, PDT, PEN, PRTB, PSC, PRB, PV, PSB, DEM, PTN e PTC. Para Milton Campos, um sinal de que um amplo projeto para Castanhal é o que faz a grande diferença. “É a primeira vez nesse município que se faz uma ampla coligação se transformar num grande movimento pelo resgate da nossa cidade. É isso que nos faz grandes”, disse Milton Campos.
O deputado Márcio Miranda avaliou que os nomes de Milton e Thais simbolizam, acima de tudo, a renovação. “É a renovação que Castanhal precisa. Vocês representam a juventude e tenho certeza que vão colocar Castanhal de volta no caminho do progresso”, disse o Márcio, um dos principais nomes dos Democratas paraense, cotado para uma vaga no senado federal em eleições futuras.
Até o momento da decisão de não concorrer às eleições municipais deste ano em Castanhal, o deputado federal Hélio Leite contava com mais de 70% de aprovação para um embate tido como certo na cidade. A crise nacional e a necessidade dos municípios paraenses, inclusive Castanhal, em continuar contando com sua atuação parlamentar em Brasília, fizeram com que Hélio aceitasse analisar um nome de consenso entre os partidos. E, segundo ele, o nome do deputado e seu ex-vice-prefeito Milton Campos, foi o que mais se adequou. “Eu queria dizer a todos que queriam votar em mim: votando no Milton e na Thais vocês estão votando em mim, porque vou ser um parceiro do futuro governo e consequentemente de todos vocês”, disse Hélio.
Ovacionado pela população que lotou todos os espaços da arena Oyamota, Hélio se despediu falando do seu entusiasmo de participar da campanha que se aproxima. “Milton e Thais; vocês vão ganhar porque tem duas coisas importantes; a proteção de Deus e a vontade do povo de Castanhal em ter de novo um projeto que devolva a cada cidadão o orgulho de ser castanhalense”.
O governador Simão Jatene analisou que as forças políticas se uniram num único projeto capaz de fazer a cidade avançar, deixando de lado possíveis diferenças ideológicas. “O importante é o compromisso com a nossa população e o respeito com a nossa gente. A diferença é o que tempera a nossa vida. O que machuca são as desigualdades. Essa é a grande lição histórica que Castanhal dá ao Estado e ao país. E nós não faríamos isso se não fosse cada homem e cada mulher dessa cidade”.
Mais de 200 candidatos ao cargo de vereador compõem a coligação. Na convenção ainda estiveram presentes os deputados Eliel Faustino, Cássio Andrade e Thiago Araújo.
Comentários