Mais de 3 mil devotos prestam homenagem a São Vicente Ferrer
A fé e a devoção a São Vicente Ferrer reuniu, na manhã do último domingo (08), aproximadamente três mil devotos na cidade de Inhangapi, para homenagear o santo padroeiro do município. Entre os fiéis motociclistas e cavaleiros, muitos deles, vaqueiros da região, mantiveram a tradição de acompanhar o trajeto.
As principais ruas dos bairros Vila Nova, Industrial e Centro, e a frente de várias casas por onde passou a procissão, foram decoradas com faixas, fitas e balões em laranja e branco. Esta foi a 16ª procissão em homenagem ao santo padroeiro e teve como tema “Unidos a Jesus pela fé”.
O evento coordenado pelos membros da Paróquia de São Vicente, que é ligada a Diocese Santa Maria Mãe de Deus, tem o apoio de 53 homens da Guarda de São Vicente Ferrer. A procissão começou às 7h30 com a realização da missa campal na capela da Fazenda Alvorada, do empresário Paulo Costa. A celebração foi feita pelo bispo Dom Carlos Verzelletti e pelo padre Renato Soregaroli, pároco de São Vicente.
Apoiados na corda que puxa o baldaquino (carro que conduz a imagem do santo), os devotos percorreram cerca de cinco quilômetros numa das procissões mais belas dos últimos anos. O trajeto também foi cumprido pelo prefeito Cubil e pelo vice-prefeito Didi. Emocionados, ambos destacaram a fé e devoção em “Vicentinho”, agradeceram, e acima de tudo, pediram força ao santo padroeiro para que possam trilhar um novo caminho para Inhangapi com base na honestidade e transparência e visando o desenvolvimento do município.
Queima-de-fogos foram realizadas em paradas estratégicas para homenagear o padroeiro. A solidariedade veio através dos doadores de água, que este ano, se multiplicaram por todo o percurso. A chegada à paróquia de São Vicente, que completou 174 anos na segunda-feira, 09 de setembro, ocorreu por volta das 11h30. Homens do destacamento da Polícia Militar de Inhangapi (5º BPM) garantiram a segurança dos fiéis.
Na praça matriz o padre Renato recebeu das mãos dos guardas de São Vicente a imagem do santo, um momento marcado por muita emoção. Logo depois ele realizou a benção aos motociclistas e cavaleiros. Em uma de suas mensagens padre Renato declarou: “A festa do nosso padroeiro deve ter um sabor de reencontro, um momento de viver a partilha e a comunhão, um momento para que o nosso povo possa por em prática a paz e a união”.
Por Divania Batista (Assessoria de Imprensa PMI)
Fotos Júnior Pantoja
Comentários