Argonautas ajudam a escrever a história do teatro em Castanhal

 
"Resgatar e manter viva a cultura da arte cênica em Castanhal”, é assim que a Cia Teatral Argonautas define o objetivo de sua existência. Os atores da companhia afirmam que persistem nesse intuito “como fizeram em outras águas os Argonautas gregos, superando as dificuldades, seguindo uma linha inovadora, por meio por meio de pesquisa, montagem conjunta e experimental”. Formado por artistas castanhalenses, o argonautas está na estrada do teatro há 13 anos. Deu seus primeiros passos no palco com o nome de “Grupo Teatral Argonautas”, no ano de 2000.
Desde então, a Companhia já se apresentou no Memorial dos Povos, Teatro Waldemar Henrique e Teatro da Paz, em Belém, na FUNCAST e Teatro Experimental Usina de Força e Luz, em Castanhal, além de outros municípios do estado.
Em parceria com o Grupo Cina, participou da I Mostra de Teatro do Nordeste do Pará (Capanema – PA), com o espetáculo “O Nordeste é uma Prece”, sendo premiada nas categorias Melhor Maquiagem, Melhor Figurino, Melhor Atriz, além de outras nove indicações.
Posteriormente, com o espetáculo “Julieu e Romieta”, competiu na XX Mostra Estadual de Teatro (Belém – PA), concorrendo como Melhor Espetáculo de Rua; competiu na III Mostra de Teatro do Nordeste Paraense (Augusto Corrêa – PA), sendo premiada nas categorias Melhor Atriz e Melhor Espetáculo Infantil.
No ano seguinte, participou da XXI Mostra de Teatro do Sul do Pará (Marabá – PA), vencendo na categoria Melhor Figurino, além de outras duas indicações. Em julho de 2007 a CIATA competiu na XXII Mostra de Teatro do Sudeste do Pará (Tucuruí – PA), com o espetáculo “Labirintos”, sendo indicada em 08 categorias, das quais venceu 05: Melhor Espetáculo, Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Sonoplastia e Melhor Cena.  Outros trabalhos da Companhia são: O Racismo, Coisas do Meu Sertão, Brincar de ser Poeta, Meu Anjo, O Lixo, além de performances, como a feita para o livro “Elisa”, do escritor Hugo Souza. Em 2009, a Companhia foi premiada no “Edital Estadual de Fomento às Artes Cênicas – Prêmio Cláudio Barradas”, promovido pela SECULT – PA, para produção e apresentação do espetáculo “Hypnos Vacivus”.
Em 2010, fomos aprovados para coordenar o Ponto de Cultura “Teatro e Comunidade, uma Usina de Força e Luz”, que vem desenvolvendo oficinas e montagens junto à comunidade castanhalense, com o apoio da SECULT e do MINC.
Em 2012 houve a montagem do Espetáculo “Encarcerados”, que foi apresentado inclusive no Teatro da Paz. Atualmente está em produção o espetáculo “Ser Jovem”, que tem estreia prevista para abril de 2013 e participará do Festival 24 Horas de Teatro no Ar, no Centur.  
 

Comentários

Postagens mais visitadas